Em 2020 o quotidiano de muitos portugueses alterou-se de forma inesperada e a propagação do vírus SARS-CoV-2 foi responsável por grandes mudanças na sociedade.
O teletrabalho passou a ser uma realidade para muitas empresas como forma de evitar os contágios pelo vírus SARS-CoV-2 .
As empresas tiveram de se adaptar a esta nova realidade, e contribuir para a segurança dos seus colaboradores nos locais de trabalho .
Desta forma todas as empresas devem ter a preocupação de cumprir um conjunto de medidas de prevenção para se protegerem da COVID-19.
Medidas de prevenção:
- Elaborar Plano de Contingência ,com procedimentos de prevenção e controlo, para que no caso de um surto de covid-19 saibam como atuar ;
- Reforçar a informação sobre a prática de medidas de higiene, tais como a higienização regular das mãos e o uso de máscara;
- Colocar dispensadores de sabonete líquidos, bem como álcool gel e desinfetantes para a desinfeção do posto de trabalho;
- Após a chegada ao local de trabalho , os trabalhadores devem lavar as mãos, e fazer a sua desinfeção regular durante o dia ;
- Fazer a desinfeção regular dos equipamentos partilhados, tais como computadores, telefones e fotocopiadoras;
- Garantir uma boa ventilação e limpeza dos locais de trabalho;
- Reduzir ao máximo os contactos entre trabalhadores , e o uso de espaços partilhados onde não seja possível cumprir o distanciamento de segurança;
- Reduzir o contacto com fornecedores ,realizando reuniões através de plataformas digitais;
- Garantir que todos os trabalhadores tem acesso a equipamentos de proteção individual adequados.