A 21 de Abril de 2022, foi promulgado o fim do uso obrigatório de máscara em espaços públicos fechados , à exceção das instituições de saúde e transportes.
Para além destas medidas, o Governo decidiu ainda levantar a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital ou apresentação de um teste negativo à entrada de lares ou visitas em estabelecimentos de saúde.
Contudo a imprevisibilidade da COVID-19, não permite a alguns setores , a abolição total das medidas de proteção e segurança .
As instituições de saúde necessitam de continuar a garantir a segurança dos mais idosos e fragilizados ,e o setor hoteleiro necessita também de garantir a segurança de todos os seus clientes e funcionários, uma vez que o risco de transmissão é alto .
A BratunSafe aconselha o uso de máscara em espaços fechados com grandes aglomerados de pessoas, a desinfeção regular das mãos e a realização de um autoteste sempre que estiver em contacto com casos positivos, só assim pode continuar a garantir a sua proteção e de quem o rodeia.